segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filhos de Gaddafi propõem plano para viabilizar saída do líder líbio

DO "NEW YORK TIMES"

Pelo menos dois filhos de Muammar Gaddafi estão propondo solução ao conflito na Líbia que implicaria em afastar o ditador para dar lugar à transição para uma democracia constitucional, sob a direção de seu filho Saif al Islam.
A revelação foi feita anteontem por um diplomata e um funcionário da Líbia.
Os rebeldes que desafiam Gaddafi e as potências aliadas que os apoiam com ataques aéreos até agora vêm insistindo sobre uma ruptura mais radical com os 41 anos de governo de Gaddafi, 68.
E não está claro se Gaddafi concorda com a suposta proposta defendida pelos filhos Saif e Saadi, embora uma pessoa próxima deles tenha dito que o ditador parece disposto a aceitar a proposta.
As propostas são também o sinal mais recente de que o regime de Gaddafi pode estar sentindo a pressão de mais de duas semanas de ataques aéreos de forças aliadas, que reduziram fortemente a vantagem das forças de Gaddafi.
Na última semana, um ex-premiê líbio próximo de Gaddafi admitiu que emissários do ditador negociam acordo com as potências ocidentais.

IMPASSE
No front de batalha, continuava ontem a disputa pela cidade de Brega, revelando impasse na evolução do conflito entre rebeldes e Trípoli.
Ontem, as forças aliadas atacaram alvos na cidade, estratégica para o escoamento de petróleo, e em Sirte, terra natal do ditador da Líbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário